Offline
Lula lidera pesquisa para presidente encomendada pela CUT
06/08/2017 19:36 em Política

Na primeira pesquisa sobre as intenções de voto para presidente da República após a condenação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, pelo juiz Sérgio Moro, o petista aparece com 42% da preferência dos entrevistados. O levantamento foi realizado pelo Instituto Vox Populi a pedido da Central Única dos Trabalhadores (CUT) e os dados foram divulgados sexta-feira (04).

 

 

De acordo com a pesquisa, na pergunta espontânea, em que não é apresentado nenhum nome, o Lula obteve 42% das intenções de voto, seguido pelo deputado federal Jair Bolsonaro (PEN-RJ),que tem 8%. A ex-ministra Marina Silva (Rede) é apontada como a preferida de 2%, o juiz Sérgio Moro aparece empatado com o ex-governador cearense Ciro Gomes (PDT), o ex-presidente do Supremo Joaquim Barbosa, o governador paulista, Geraldo Alckmin (PSDB), o prefeito paulistano, João Dória Júnior (PSDB), e o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB),  com 1%.

 

 

O senador mineiro Aécio Neves (PSDB), que disputou a eleição presidencial em 2014, não foi mencionado por nenhum entrevistado, enquanto 16% disseram que vão votar nulo e 25% ainda não escolheram seus candidato.

 

 

No cenário em que a intenção de voto foi estimulada com Alckmin, o tucano atinge 6% das intenções de voto e Lula, 47%. Bolsonaro tem 13%, Marina, 7%, e Ciro, 3%. Com a presença de Dória, Lula tem 48% das intenções de voto, Bolsonaro manteve os 13%, Marina sobe para 8% e o prefeito paulistano empata com Ciro Gomes, com 4%.

 

 

O levantamento mostra ainda que o ex-presidente Lula lidera as intenções de voto num provável segundo turno em quatro cenários: contra Jair Bolsonaro ou João Doria, Lula alcança 53% das intenções de voto; se os candidatos fossem Geraldo Alckmin ou Marina Silva,ele fica com 52%. Nesses cenários, Bolsonaro teria 17% dos votos. Já Alckmin, Doria e Marina alcançariam, no máximo, 15% do total de votos, cada um.

 

Melhor presidente – Ainda de acordo com o Vox Populi, 55% dos entrevistados acham que Lula foi o melhor presidente que o Brasil já teve. O número passou de 49% para 55% entre junho e julho deste ano. O outro nome lembrado é o de Fernando Henrique Cardoso (PSDB-SP), com 15%.

 

Para Marcos Coimbra, diretor do Instituto Vox Populi, vários dados pesquisa podem explicar porque Moro não acabou com as intenções de voto positivas no ex-presidente.

 

 

“Um deles, muito importante, é que, para 42% dos entrevistados, Moro não provou a culpa de Lula no caso do tríplex do Guarujá. Para 32%, Moro provou e, outros, 27% não souberam ou não quiseram responder”.

 

 

Além disso, 58% dos brasileiros consideram Lula um bom administrador, 65% dizem que ele é trabalhador e 61% afirmam que a vida melhorou nos 12 anos de governos do PT.

 

 

(Com dados do PT)

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!