O desembargador José Joaquim Figueiredo dos Anjos (foto) foi eleito na manhã desta quarta-feira (04) presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão e irá suceder Cleones Cunha no biênio 20018/19. Ele obteve 16 votos contra 10 dados à sua concorrente, a ex-corregedora Nelma Sarney. Houve um voto em branco.
Para vice-presidente, foi eleito, por unanimidade dos votos, o desembargador Lourival Serejo.
Na abertura da sessão, já prevendo a derrota, Nelma Sarney fez um discurso emocionado no qual criticou a quebra de uma tradição no Judiciário Maranhense, pois seria ela a presidente natural, pelo critério de antiguidade e por já ter exercido antes o cargo de corregedora-geral.
A desembargadora disse que lamentava o fato de estar sendo rompida uma norma que perdurou por muitos anos e acha que isto mudará o clima de convivência harmônica entre os desembargadores.
Ao fazer a leitura da lista dos que estavam aptos a ser votados, o presidente Cleones Cunha estabeleceu a seguinte ordem: Nelma Sarney, Anildes Cruz e José Joaquim, sendo que a a segunda estava impedida de ser eleita.
Uma comissão formada pelos desembargadores Antônio Bayma Araújo, Ricardo Dualibe e José Luís fez a apuração dos votos que deram a vitória a Figueiredo