Há quem acredite que essa estratégia foi adotada para evitar as tensões entre Estados Unidos e União Soviética.
Desde 1947, o Brasil é o primeiro país a discursar no evento anual da ONU. Nesta terça-feira (19), Michel Temer abriu a 72ª Assembleia Geral da Organização e levantou uma questão: por que o Brasil é sempre o primeiro país a discursar no encontro?
Como destaca a revista Galileu, muitos acreditam que o fato se dá porque o Brasil teria sido o primeiro país a virar membro das Nações Unidas. Mas isso não é verdade. A ONU foi fundada por 50 países e, sim, o Brasil estava entre os fundadores.
Na segunda Assembleia Geral da história, o primeiro a discursar foi o então ministro das Relações Exteriores Oswaldo Aranha. A partir de então, o Brasil passou a inaugurar o evento mais importante da ONU, mesmo que não existe uma regra escrita sobre isso.
Segundo a publicação, há quem acredite que essa estratégia foi adotada para evitar as tensões entre Estados Unidos e União Soviética, que iniciavam a Guerra Fria, e Brasil era um país considerado neutro.
Em 2011, a então presidenta Dilma Rousseff foi a primeira mulher na história a fazer um discurso inicial na Assembleia Geral da ONU.