Offline
Enem 2017: quem tem direito a isenção da taxa de inscrição
20/05/2017 16:18 em Educação

Gratuidade na inscrição do Enem. Se você está concluindo o Ensino Médio na rede pública neste ano, sua isenção será concedida automaticamente! Se não, você pode solicitar a isenção da taxa por meio de uma Declaração de Carência Socioecônomica. Isso é válido nos seguintes casos:

– Se você é membro de família de baixa renda que declare estar em situação de vulnerabilidade socioeconômica e que esteja inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal;
– Se você é membro de família com renda familiar per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio e cursou todo o Ensino Médio na rede pública de ensino ou como bolsista integral em escola da rede privada.

Se você não se encaixa em nenhuma dessas situações, precisa pagar o boleto até o dia 24 de maio. Sua inscrição só será confirmada depois disso.

Novidades desta edição

Além das provas em dois domingos consecutivos (antes, elas eram em um único fim de semana), o Enem deste ano traz mais novidades. A redação será no primeiro dia e os alunos receberão as provas já com seus nomes registrados. Além disso, candidatos surdos-mudos farão uma prova diferente, adaptada às necessidades deles.

Você pode entrar em uma universidade de outras maneiras. As bolsas de estudo, por exemplo, são uma alternativa. No Educa Mais Brasil, os alunos podem conseguir até 70% de desconto na mensalidade.

A taxa subiu para R$ 82 e o boleto precisa ser pago até 24 de maio. As inscrições ocorrem somente no site www.enem.inep.gov.br/participante. Vale ressaltar que elas só são consideradas confirmadas após o pagamento do boleto.

Para fazer a inscrição, você precisar saber:

  • qual o endereço de acesso
  • quais os documentos necessários
  • como definir sua senha
  • como pedir atendimento especializado
  • como e quem pode solicitar a isenção

Fonte: com Informaçoes// novasdodia.com.br

COMENTÁRIOS