Offline
Atenção: Conheça as 4 situações em que você jamais deve beber água. Sua vida está em jogo!
24/03/2018 13:09 em Curiosidades

Ver uma pessoa chegando na academia para treinar acompanhado de uma garrafa de água ou até mesmo na hora das refeições, é uma prática normal de muitas pessoas.

Só que, existem situações onde a ingestão de líquidos pode causar problemas a sua saúde. Parece até loucura você estar lendo isso, mas isso é mais sério do que você possa imaginar.

Mostraremos a seguir, algumas situações onde consumir água, pode sim prejudicar sua saúde.

Portando conheça as 4 situações em que você jamais deve beber água.

1- Não beba muita água durante um treino intenso

Foto/Reprodução

Segundo a ciência, a ingestão de muito líquido durante a prática de exercícios pode levar a um comprometimento após o treino e até mesmo durante. Isso acontece porque, ao fazer exercícios intensos, a pessoa acaba sentindo muito calor e para amenizar isso usa a água, sendo assim provocando a eluição de eletrólitos.

Os sintomas podem ser náuseas, dores de cabeça e tontura, além disso, caso haja quantidade excessiva de água no corpo, pode sobrecarregar o coração, trazendo perigos sérios a quem já é idoso ou sedentário.

Sendo assim, recomenda-se ingerir água, depois do descanso do treino.

2- Se a urina já estiver transparente

Foto/Reprodução

Caso sua urina esteja completamente transparente, significa que você já ingeriu muita água durante o dia, mesmo não estando com sede. Continuar bebendo mesmo após perceber isso pode ocasionar queda em seu nível de sódio, que podem até lhe trazer consequências graves, como, por exemplo um ataque cardíaco.

3- Jamais beba junto com as refeições

Foto/Reprodução

Beber água durante uma refeição pode ocasionar uma indigestão. O motivo disso acontecer é que quando estamos comendo, nosso corpo desenvolve saliva naturalmente, essa contém enzimas para que haja uma boa digestão.

Quando bebemos água durante a refeição, a quantidade de saliva acaba diminuindo. Com isso, resíduos tóxicos podem não ser digeridos adequadamente dos alimentos e podem acumular em nosso corpo.

Além disso, ao beber muita água enquanto está comendo a concentração de ácido clorídrico presente no estômago acaba também diminuindo, com consequência disso diluindo algumas enzimas o que prejudica a absorção de nutrientes.

 

4- Em horários muito próximos

Foto/Reprodução

Quando o corpo se encontra com uma quantidade excessiva de líquido, isso pode levar a um desequilíbrio do sódio e outras consequências decorrentes disso. Fora que o consumo desenfreado de água acaba sobrecarregando os rins, atrapalhando que eles possam desenvolver suas funções vitais.

Com esse abuso de fluídos pode se desenvolver uma doença como a hiponatremia. Os médicos alertam que ela deve ser tratada com muita seriedade, pois, pode ser muito perigoso não só para a saúde, mas para a vida. Pacientes diagnosticados com hiponatremia podem apresentar confusões mentais, depressão e até mesmo convulsões.

Todos esses pontos que abordamos nessa matéria, não são uma desculpa para diminuir a quantidade de água que você bebe durante o dia, mesmo porque, todos sabemos da importância dela para que nosso corpo possa funcionar perfeitamente, porém, o excesso dela também claramente não vale a pena, por isso use o bom-senso e lembre-se dessas situações que descrevemos acima.

Assista também esse vídeo muito interessante de mitos e verdades sobre a água:

E você achou interessante essa matéria? Deixe sua opinião!

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!