De mortos-vivos a falsa trans: os 10 maiores absurdos de O Outro Lado do Paraíso
19/03/2018 11:11 em Novelas

O Outro Lado do Paraíso tem momentos que desafiam a lógica. Por mais que a novela seja uma obra de ficção e não tenha compromisso com a realidade (como frisa a Globo), o autor Walcyr Carrasco exagera na inventividade e cria soluções difíceis de digerir. Ressuscitar mortos, curar doenças irreversíveis e até mesmo transformar uma experiente garota de programa em uma transexual não operada foram algumas de suas ideias.

Na semana passada, os capítulos distribuídos à produção traziam uma cena, prevista para 14 de abril, em que a prostituta Desirée (Priscila Assun) seria desmascarada pelo noivo, Juvenal (Anderson Di Rizzi), um dia antes do casamento. Ao irem para a cama pela primeira vez, ele veria a moça nua e gritaria: "É home".

Bombardeada nas redes sociais e dentro da própria Globo, a cena foi abortada. Afinal, Desirée já tinha ido a uma ginecologista perguntar como faria para voltar a ser virgem. Carrasco assumiu o erro de continuidade.

A seguir, dez casos absurdos do roteiro de O Outro Lado do Paraíso:

Adriana (Julia Dalavia) trabalha como coach e aplica hipnose e regressão em seus clientes

Inteligente...
Adriana (Julia Dalavia) é, sem dúvida, uma garota-prodígio, dona de uma inteligência acima do comum, embora isso nunca tenha sido citado na história.

Afinal, a personagem tem 20 e poucos anos, mas já é uma advogada renomada e que também trabalha como coach, que aplica métodos de hipnose e regressão para curar seus clientes. Além disso, é bem-sucedida em ambas as profissões. Caso raro.

Adriana descobriu em pleno tribunal que sua cliente, Duda (Gloria Pires), era sua mãe biológica

...Pero no mucho
Mas essa garota supostamente genial não conseguiu reconhecer a própria mãe, da qual ficou afastada pouco mais de dez anos, durante todo o período em que trabalhou como sua advogada. O autor deixou o grande momento em que Duda/Beth (Gloria Pires) e Adriana percebem que são mãe e filha para o dia do julgamento da ex-dona do bordel de Pedra Santa, exibido em fevereiro.

Podemos aliviar o lado da personagem de Gloria Pires, até porque sua filha mudou bastante com o passar dos anos. Mas a advogada não era uma recém-nascida quando a mãe partiu. A atriz Lara Cariello, intérprete de Adriana na primeira fase, tem dez anos de idade. E no período em que Beth ficou sumida, convenhamos que a personagem não mudou muita coisa.

Raquel (Érika Januza) levitou no hospital após Mercedes (Fernanda Montenegro) rezar por ela

Milagre - parte 1
Apenas um milagre faria Raquel (Érika Januza) recuperar os movimentos das pernas. Afinal, o atropelamento provocado por Rato (Cesar Ferrario) lhe causou um dano irreversível à coluna. Eis que a curandeira Mercedes (Fernanda Montenegro) entrou em ação e fez uma oração para a juíza voltar a andar. Deu certo.

O surreal nessa história não é a moça ser curada por forças sobrenaturais (afinal, há relatos de pessoas reais que afirmam ter superado doenças incuráveis por meio da fé). A bizarrice se deu na cena em que Raquel levitou na cama do hospital.

Até o diretor de O Outro Lado do Paraíso, Mauro Mendonça Filho, criticou o roteiro de Walcyr Carrasco. "Confesso que não concordo com a cena. Tenho uma filha cadeirante. Se tem alguém que sabe que não rola milagre, sou eu", disse ele, em resposta a um seguidor no Twitter.

Renan (Marcello Novaes) "morreu" depois de despencar do mezanino de sua residência

A volta dos que não foram
Renan (Marcello Novaes) despencou do mezanino de seu apartamento e caiu em cima de uma mesa de vidro. Seu sangue escorreu pelo chão e um detetive verificou que ele não tinha mais pulso antes de tirar fotos e vasculhar o local. Um caso irreversível até mesmo para Mercedes e seus poderes.

Anos mais tarde, ele ressurgiu na história. Lembra como a ressurreição foi justificada pelo autor? Apenas dizendo que o jornal que noticiou a morte de Renan era falso, um golpe fácil executado por Natanael (Juca de Oliveira) em seu plano de afastar Beth de Henrique (Emílio de Mello).

Mariano (Juliano Cazarré) será outro defunto a ressuscitar na história. "Assassinado" por Sophia (Marieta Severo) a tesouradas, ele será enterrado, mas ressurgirá vivo no quilombo, recebendo os cuidados de Mãe (Zezé Motta).

Do fundo do mar, Clara (Bianca Bin) conseguiu abrir o caixão lacrado com pregos grossos

Mulher-Maravilha
A maneira como Clara (Bianca Bin) conseguiu escapar do manicômio foi mágica. Fingindo-se de morta, entrou no caixão que transportaria Beatriz (Nathalia Timberg). Renato (Rafael Cardoso) usou pregos grossos e compridos para lacrar a caixa de madeira, que acabou atirada ao mar.

Clara conseguiu, com socos e chutes pouco impactantes, abrir o caixão diretamente do fundo do mar, mesmo tendo perdido praticamente todo o ar que reservou nos pulmões (algo que somente um praticante de apneia seria capaz de fazer).

A propósito, vale frisar a dúvida: qual hospital psiquiátrico, em pleno século 21, descarta os corpos de seus pacientes de uma maneira tão absurda?

Um sonho fez Clara imaginar que Gustavo (Luis Melo) tivesse alguma relação com o bordel

Clara sensitiva
Mercedes não é a única sensitiva da novela. Clara buscava uma maneira de se vingar do juiz Gustavo (Luis Melo) e, sem conseguir provar que ele era corrupto, teve um sonho com o bordel e intuiu que as prostitutas de Pedra Santa poderiam saber algum podre sobre o magistrado.

Ela contou a história para Beth, que revelou a existência de um sócio misterioso no bordel. Clara perguntou a Caetana (Laura Cardoso) e ela não fez cerimônia sobre o sigilo e entregou a cabeça de Gustavo em uma bandeja para a vingativa.

Lívia (Grazi Massafera) conseguirá reverter sua infertilidade graças às preces de Mercedes

Milagre - parte 2
Logo nos primeiros capítulos de O Outro Lado do Paraíso, Lívia (Grazi Massafera) disse ter feito um aborto com um carniceiro na juventude. O procedimento tirou da filha adotiva de Sophia (Marieta Severo) a possibilidade de engravidar novamente. Sem poder ser mãe, ela até participou de um plano sórdido para tomar o filho da mocinha.

Mas eis que Mercedes entra na vida de Lívia e opera mais um milagre. Após uma poderosa oração, a ex-ninfomaníaca vai se descobrir grávida de Mariano.

Melissa (Gabriella Mustafá) se separou de Diego (Arthur Aguiar) por não conseguir transar

O pegador de Taubaté
Diego (Arthur Aguiar), um jovem garanhão, em pleno vigor físico e com muito apetite sexual, simplesmente não conseguia transar com a própria namorada (uma jovem bonita e virgem). Só ia para a cama com a prostituta Karina (Malu Rodrigues).

Revoltada, sua mulher, Melissa (Gabriella Mustafá) pediu o divórcio e começará a trabalhar no bordel. Já Diego se casará com Karina, que está grávida dele, e passará a rejeitar o sexo com a ex-prostituta.

Nas cenas previstas para irem ao ar em abril, o filho de Nádia (Eliane Giardini) vai tirar Melissa da prostituição e se casará novamente com ela. Só que dessa vez, ele conseguirá transar com a mulher. Finalmente!

Juvenal (Anderson Di Rizzi) e a garota de programa Desirée (Priscila Assum): é trans ou não é?

muié'
Estava difícil aceitar a possibilidade de a prostituta Desirée ser, na verdade, uma transexual. O roteiro distribuído na semana passada indicava que a moça teria seu "segredo" descoberto por Juvenal na véspera do casamento. Ela faria um striptease, e o "pato", contrariando ordens da moça, acenderia as luzes e veria o que não queria.

Além de Desirée já ter se consultado com uma ginecologista para voltar a ser virgem, também ficaria inverossímel a história de uma prostituta que conseguiu enganar centenas de homens, durante anos, encondendo seu suposto pênis. Que truque ela teria?

Na sexta-feira (16), veio a confirmação de que esse segredo não será mais o segredo de Desirée. Ela terá outro _espera-se, mais, mais crível.

Nem sempre as vozes ocultas ajudam Mercedes a alertar os personagens em perigo na trama

Mediunidade conveniente
Já reparou que Mercedes só ouve as tais vozes que falam com ela ou recebe recados do Além quando seus poderes são convenientes para a história?

Ela, que orientou tantos personagens sobre os problemas que estavam prestes a enfrentar, simplesmente não conseguiu contar para Clara sobre as situações de risco que viveria, como o casamento abusivo com Gael (Sergio Guizé), o lado sombrio de Renato (Rafael Cardoso), entre outros.

Ela conseguiu curar Raquel e Lívia, mas em nenhum momento foi escalada para orar por Adriana. Afinal, o câncer em estágio avançado da advogada acabará provocando a separação de Clara e de Patrick (Thiago Fragoso), aumentando o drama em torno do casal de mocinhos.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!