Maranhão passa a receber, a partir de segunda-feira, alerta sobre desastres naturais por SMS
24/02/2018 11:01 em Tecnologia

A partir da próxima segunda-feira (26), o serviço de alerta de desastres naturais por SMS estará disponível também para o Maranhão, completando assim a cobertura nacional, antecipando a nacionalização do cadastramento e a possibilidade de envio de alertas pelas Defesas Civis. A informação é da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

Além do Maranhão, passarão a contar também com o serviço os moradores dos estados da  Pará, Amapá, Acre, Amazonas, Rondônia, Roraima, Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará e Piauí, onde os moradores poderão cadastrar seus celulares para receber mensagens de alerta. O serviço não tem nenhum custo para o cidadão e nem para o governo.

Ao fim do cadastro, o usuário é informado que o celular está apto a receber alertas de  inundações, alagamentos, temporais, perigo de deslizamentos de terra, entre outros, e recomendações da Defesa Civil. Se o usuário desejar, é possível cancelar o recebimento dos alertas por mensagem de celular.

Os alertas são enviados pelo Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad) e pelas Defesas Civis dos estados. Também será realizada campanha informativa nos meios de comunicação. O acompanhamento executivo do serviço de alertas por SMS é feito pela ABR Telecom.

O sistema foi desenvolvido pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) em parceria com os órgãos de Defesa Civil e as operadoras de telefonia móvel. Envie o CEP de seu endereço para 40199  para se cadastrar.

Expansão – Depois de um período de testes, o grupo coordenado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), e que conta com representantes do Cenad, definiu a expansão do serviço de alerta de desastres naturais para  todo o Brasil. Cerca de 20 países contam com serviços semelhantes, como Canadá, Chile, Bélgica, Filipinas e Japão.

O projeto piloto começou em fevereiro do ano passado em 20 municípios de Santa Catarina. O sistema também foi implantado, em junho, em cinco cidades do Paraná. E desde outubro, todos os moradores dos estados do Paraná e de Santa Catarina podem cadastrar as linhas móveis para receber mensagens de alerta de desastres naturais enviadas por SMS para celulares. O serviço foi implantado no Estado São Paulo em novembro de 2017.

No dia 15 de janeiro deste ano, os moradores de Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Goiás passaram a receber o SMS de alerta de riscos e em 19 de fevereiro, o projeto teve início no Distrito Federal, Mato Grosso e Tocantins.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!