Offline
Skygofree: Vírus que monitora conversas no WhatsApp
17/01/2018 16:45 em Tecnologia

Pesquisadores da empresa de segurança Kaspersky descobriram uma nova praga que ataca smartphones Android e tem a capacidade de espionar suas atividades dentro do WhatsApp. Denominado Skygofree, o vírus consegue até mesmo ativar o microfone do aparelho e gravar o que acontece no entorno do usuário.

Segundo a Kaspersky, o Skygofree é um vírus sofisticado e consegue detectar a localização exata onde se encontra o dispositivo, conectar o aparelho a uma rede wi-fi e tirar fotos do usuário com o uso da câmera frontal do smartphone. Além disso, a nova praga tem acesso as suas conversas pelo WhatsApp, Viber, Facebook Messenger e Skype, mesmo que elas sejam criptografadas. O Skygofree se aproveita de uma brecha nos serviços de acessibilidade do Android para conseguir ter acesso ao conteúdo destes apps de mensagens

A empresa de segurança afirma que o Skygofree foi encontrado no final do ano passado, mas já está na ativa há pelo menos 3 anos. Os dispositivos acabam sendo infectados pelo malware através da instalação de aplicativos falsos que prometem melhorar a velocidade da internet no smartphone.

A boa notícia é que pelo menos até agora, o Skygofree não foi encontrado em aplicativos presentes na Google Play Store, o que reforça nossa recomendação de se ter muito cuidado ao instalar apps de fontes desconhecidas.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!