Offline
Bancos são proibidos de funcionar segunda-feira no Maranhão, pois é feriado pelo Dia do Bancário
25/08/2017 23:01 em Brasil

Os estabelecimentos bancários estão proibidos de funcionar na próxima segunda-feira (28), porque a data é considerada feriado estadual, conforme Lei 10.100, de autoria do deputado Bira do Pindaré (PSB) e sancionada pela ex-governadora Roseana Sarney (PMDB). Num comunicado em sua página na internet -www.bancariosma.org.br – o Sindicato dos Bancários do Maranhão informa que não haverá expediente nas instituições financeiras, porque “o 28 de agosto é feriado bancário, no Maranhão”, ou seja, vão funcionar no restante do país.

Trata-se de um feriado exclusivo de uma categoria, porque neste data comemora-se o Dia do Bancário, mas que afeta toda a população, já que apenas os caixas eletrônicos e as casas lotéricas vão estar disponíveis para quem precisa desse serviço, não sendo possível o atendimento presencial.

Para a diretoria do Sindicato dos Bancários, “o feriado é um reconhecimento à contribuição que a categoria bancária tem proporcionado ao crescimento do Maranhão e do país”. A lei partiu de um projeto de lei do ex-presidente do SEEB-MA, Bira do Pindaré.

Vem aí a Festa do Dia do Bancário em São LuísNa justificativa do seu projeto, o deputado Bira do Pindaré lembra que foi, “exatamente no dia 28 de agosto de 1951 que os funcionários dos bancos do estado de São Paulo decretaram greve, reivindicando 40% de reajuste, salário mínimo profissional e adicional por tempo de serviço além de melhorias nas condições de trabalho. Tendo mobilização nacional”.

 
A greve a que se refere o parlamentar durou 69 dias e causou demissão de centenas de funcionários, mas no dia 05 de novembro de 1951 a justiça concedeu um reajuste salarial de 31%, dando fim à paralisação.
 
 
A grande dúvida é saber se contas de água, telefone, energia e outros, além de carnês, vencidos nesta data, poderão ser pagos na segunda-feira sem nenhum acréscimo, pois trata-se de um feriado que se aplica apenas em uma unidade da Federação e é direcionado para apenas uma categoria.
 
Para comemorar a data, o Sindicato dos Bancários promoverá a partir do meio-dia, em sua sede no Turu, uma feijoada que tem como principais atrações Thaís Moreno e Banda e Weslley Danthas Forró Estilizado.

Por: 
AQUILES EMIR
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!