ENEM 2017 – Inscrições e Valor da Taxa de Participação
20/04/2017 12:30 em Educação

Confira aqui a data de início e de encerrameto das inscrições do ENEM 2017, além do valor da taxa de participação.

A inscrição para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) será mais cara este ano: R$ 82,00. Em 2016, este valor era de R$ 68,00. O aumento corresponde a uma taxa de 20,5% para os estudantes. As inscrições para a prova começam no dia 08 de maio e permanecem até o dia 19 do mesmo mês. O ENEM 2017 ocorrerá em dois domingos: 05 e 12 de novembro.

No primeiro dia de provas serão cobradas as seguintes disciplinas: linguagens, ciências humanas e redação, que terão a duração de 05 horas meia. No segundo dia de provas os participantes farão provas de matemática e ciências da natureza, que terão a duração de quatro horas e meia.

Podem solicitar isenção da taxa de inscrição os estudantes da rede pública, que estão no terceiro ano do ensino médio, os candidatos que se encaixem nos critérios estabelecidos na Lei 12.799/2013 (pertencer à família com renda per capita de até um salário mínimo e meio e ter estudado durante todo ensino médio em escola pública ou com bolsa integral em ensino particular), ter a inscrição no Cadastro Único para Programas Socais (CadÚnico) ou que não façam parte do programa CadÚnico, mas sejam de baixa renda.

O participante que conseguir a isenção do valor da taxa e não comparecer à prova perderá o benefício para o próximo exame em 2018. Entretanto, o estudante poderá justificar a sua ausência por meio um atestado médico ou um documento oficial, por exemplo.

Para manter a segurança no ENEM, os cadernos de provas serão personalizados, ou seja, terão o nome do participante na capa e também no cartão de resposta. Além disso, os estudantes vão escrever “a frase da capa” do caderno de questões.

O ENEM não poderá ser usado como certificado do ensino médio e caso o estudante precise de um tempo adicional para fazer as provas, deverá solicitar no ato da inscrição. No ano passado, as solicitações foram feitas no dia de aplicação das provas e no total foram contabilizadas 68.907 solicitações.

Para este ano, também, serão mantidos quatro cadernos distintos, que podem ser identificados pelas cores. O edital completo do ENEM 2017 pode ser acessado por meio do link: http://download.inep.gov.br/educacao_basica/enem/edital/2017/edital_enem_2017.pdf. Bons estudos e sucesso na prova!

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!